Inside Fashion | Moda e política: se misturam?


Você já parou para pensar que o que vestimos pode ser um ato político? A roupa foi criada para nos proteger, mas ao longo dos anos, ela foi ganhando vários significados. É impossível não falarmos sobre política, principalmente durante uma crise econômica, política e sanitária. Falar sobre assédio, racismo, machismo, homofobia, entre tantos outros assuntos em voga, também é discutir o tema. 
No Globo de Ouro em 2018, atrizes vestiram-se de preto em protesto
aos assédios sexuais sofrido por mulheres em Hollywood (foto 1)
Durante o Globo de Ouro em 2018, as atrizes usaram preto para denunciar os assédios sexuais sofridos por mulheres em Hollywood. Na cerimônia do Oscar de 2020, Natalie Portman usou uma capa com o nome das diretoras não indicadas à premiação, como forma de protesto, já que a academia havia apenas indicado homens. Joaquin Phoenix usou o mesmo smoking Stella McCartey durante toda a temporada de premiações deste ano. A peça é 100% sustentável, de acordo com os propósitos do ator de preservar o meio ambiente. Em diversos outros momentos, a moda foi utilizada como ato político. 

Nossas escolhas por uma saia curta ou longa, representam nosso mood ou até nossa maneira de pensar o corpo. Através do que vestimos, buscamos passar uma mensagem, seja da nossa crença, ideologia, preferência. A roupa ajuda a construir a imagem que queremos passar para o mundo. O Instagram até virou uma vitrine, em que as marcas que estão à venda somos nós. O vestuário colabora com a construção da nossa marca pessoal, nosso propósito e o que pensamos politicamente ganha mais importância socialmente.
No Oscar de 2020, Natalie Portman usou uma capa com o nome das diretoras não indicadas à premiação (foto 2)
Na última segunda-feira de outubro, foi anunciado que o Grupo Soma, detentor de marcas como a Farm e a Animale, comprou a NV, marca que é dirigida pela polêmica influenciadora Nati Vozza. A empresária que declarou apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro, por medo que um pão custasse 50 reais durante um governo petista, vendeu sua marca por 210 milhões de reais. 

Influenciadora Nati Vozza (foto 3)
“A Soma acredita no compromisso de todos nós com o futuro. De nossas marcas, nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e de todos no planeta. Por isso, assumimos o desafio de promover novas formas de produzir e consumir roupas”, esse texto está disponível no site do Grupo Soma, em uma parte dedicada às ações de sustentabilidade. 

A Farm, marca de grande sucesso da Soma, é conhecida por suas iniciativas sustentáveis. Em 2019, por exemplo, renovou toda a linha jeans. A nova forma de produção da marca carioca economiza água, energia e emite menos CO2. Depois dessas informações, consegue notar o problema político na compra da NV? 

É extremamente preocupante que uma empresa que se coloca como atuante na luta ambiental, compre uma marca que apoia a política de destruição das florestas. Na teoria, o discurso aproxima a Soma e suas marcas da diversidade, da preocupação com o meio ambiente, valores que são cada vez mais aclamados pelas pessoas. Na prática é revelada a verdadeira face da indústria da moda, uma estrutura bolsonarista, preocupada somente com o lucro. 

Enquanto essas empresas usam falsos propósitos como uma verdadeira estratégia de marketing, a boiada passa. As marcas que você consome trabalham de acordo com seus valores? Com quais influencers elas fazem parceria? Mesmo que você não reflita sobre o assunto, o que você consome e usa passa uma mensagem para o mundo. Qual a mensagem que suas roupas estão passando?

#PraCegoVer:
Foto 1: Em tapete de premiação, atrizes usam vestidos pretos. Elas estão em um fundo branco com logos dos patrocinadores do evento em um tapete azul escuro.
Foto 2: Natalie Portman usa um vestido preto com detalhes em dourado; uma capa com os nomes das diretoras de cinema e está em fundo branco da premiação.
Foto 3: A influenciadora Nati Vozza veste um blazer azul, joias como pulseiras e anéis. Ela está arrumando peças de roupas azul e rosa em um manequim. O fundo é a sua loja que mescla plantas, cortina rosa e há espelhos.

Até a próxima!

0 comentários