
Você já parou para pensar que o que vestimos pode ser um ato político? A roupa foi criada para nos proteger, mas ao longo dos anos, ela foi ganhando vários significados. É impossível não falarmos sobre política, principalmente durante uma crise econômica, política e sanitária. Falar sobre assédio, racismo, machismo, homofobia, entre tantos outros assuntos em voga, também é discutir o tema.
![]() |
No Globo de Ouro em 2018, atrizes vestiram-se de preto em protesto aos assédios sexuais sofrido por mulheres em Hollywood (foto 1) |
Nossas escolhas por uma saia curta ou longa, representam nosso mood ou até nossa maneira de pensar o corpo. Através do que vestimos, buscamos passar uma mensagem, seja da nossa crença, ideologia, preferência. A roupa ajuda a construir a imagem que queremos passar para o mundo. O Instagram até virou uma vitrine, em que as marcas que estão à venda somos nós. O vestuário colabora com a construção da nossa marca pessoal, nosso propósito e o que pensamos politicamente ganha mais importância socialmente.
![]() |
No Oscar de 2020, Natalie Portman usou uma capa com o nome das diretoras não indicadas à premiação (foto 2) |
Na última segunda-feira de outubro, foi anunciado que o Grupo Soma, detentor de marcas como a Farm e a Animale, comprou a NV, marca que é dirigida pela polêmica influenciadora Nati Vozza. A empresária que declarou apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro, por medo que um pão custasse 50 reais durante um governo petista, vendeu sua marca por 210 milhões de reais.
![]() |
Influenciadora Nati Vozza (foto 3) |
“A Soma acredita no compromisso de todos nós com o futuro. De nossas marcas, nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e de todos no planeta. Por isso, assumimos o desafio de promover novas formas de produzir e consumir roupas”, esse texto está disponível no site do Grupo Soma, em uma parte dedicada às ações de sustentabilidade.
A Farm, marca de grande sucesso da Soma, é conhecida por suas iniciativas sustentáveis. Em 2019, por exemplo, renovou toda a linha jeans. A nova forma de produção da marca carioca economiza água, energia e emite menos CO2. Depois dessas informações, consegue notar o problema político na compra da NV?
É extremamente preocupante que uma empresa que se coloca como atuante na luta ambiental, compre uma marca que apoia a política de destruição das florestas. Na teoria, o discurso aproxima a Soma e suas marcas da diversidade, da preocupação com o meio ambiente, valores que são cada vez mais aclamados pelas pessoas. Na prática é revelada a verdadeira face da indústria da moda, uma estrutura bolsonarista, preocupada somente com o lucro.
Enquanto essas empresas usam falsos propósitos como uma verdadeira estratégia de marketing, a boiada passa. As marcas que você consome trabalham de acordo com seus valores? Com quais influencers elas fazem parceria? Mesmo que você não reflita sobre o assunto, o que você consome e usa passa uma mensagem para o mundo. Qual a mensagem que suas roupas estão passando?
#PraCegoVer:
Foto 1: Em tapete de premiação, atrizes usam vestidos pretos. Elas estão em um fundo branco com logos dos patrocinadores do evento em um tapete azul escuro.
Foto 2: Natalie Portman usa um vestido preto com detalhes em dourado; uma capa com os nomes das diretoras de cinema e está em fundo branco da premiação.
Foto 3: A influenciadora Nati Vozza veste um blazer azul, joias como pulseiras e anéis. Ela está arrumando peças de roupas azul e rosa em um manequim. O fundo é a sua loja que mescla plantas, cortina rosa e há espelhos.
Até a próxima!

0 comentários