
A gente sabe que o mundo do entretenimento ama fazer críticas ao modo de vida do ser humano, sobre a sua visão diante de acontecimentos e também alertar sobre situações da sociedade. Não seria diferente sobre assuntos mais complexos, como política e economia, que, para muitos - inclusive para mim – é sinal de confusão e dores de cabeça. Por isso, na coluna dessa semana, vou deixar algumas dicas sobre como estar inteirado desses assuntos, vendo filmes e séries.
![]() |
Billions é uma série original Netflix e conta sobre o confronto econômico entre milionários nos EUA - Créditos: Reprodução/Netflix |
Começando por economia, temos a série Billions que conta sobre a disputa dos empresários Bob “Axe” Axerod (Damian Lewis), bilionário e gestor de um fundo de investimentos da Hegde Fund. E Charles “Chuck” Rhode (Paul Giamatti), o US Attorney (espécie de procurador geral no Brasil), que, durante uma campanha contra o capitalismo em Wall Street, declara Axe como principal inimigo. A série mostra como funciona a cabeça dos economistas inseridos no mercado estadunidense e deixa bem claro a questão das compras legais e ilegais no país.
![]() |
Fome de Poder é sobre a criação do fast food mais famoso do mundo, o Mc Donalds |
A série Explicando, da Netflix, tem episódios específicos sobre questões políticas e econômicas, e consegue explicar assuntos muito complexos de forma simples e dinâmica. Obviamente, não são assuntos totalmente aprofundados, mas, para criar uma boa base e despertar curiosidades, é muito boa. Lembrando que a série fala sobre diversos assuntos de forma aleatória e não somente desses em específico.
O filme O Lobo de Wall Street, conhecido por grande parte das pessoas, é também uma ajuda gigante sobre como funciona uma bolsa de valores, como investir, no que investir, qual o melhor período... e por aí vai.
Outro filme, e que para mim é o melhor de todos, é o Fome de Poder, que conta sobre a criação da rede de fast food McDonalds, mostrando qual é a verdadeira fonte de renda da empresa, deixando claro que não é a produção de comida rápida que dá lucro. Quem assistiu sabe o que estou falando.
E falando sobre política, temos a clássica House of Cards. Série que nas primeiras temporadas deixa bem explícita a relação de política entre os próprios políticos, os acordos, as negociações bilionárias, os desvios e a relação dos políticos com os jornalistas.
Mas para você que não gosta de política, sinto em dizer, vai ser difícil. A política, principalmente no Brasil, é um dos meios que se tem para resolver os problemas, e por mais complexa que pareça, é preciso usá-la em muitas das situações. Ela está em tudo, não tem escapatória. Por isso, se você entende o básico, já é meio caminho andado.
![]() |
The Crown conta a história da rainha Elizabeth e seu processo de posso do trono | Creditos: Reprodução/ Internet |
A série The Crown (disponível na Netflix) é bem didática nesse quesito. As relações de dinâmica de poder e suas instituições políticas são bem explicadas no decorrer dos episódios. A série mostra como a Inglaterra, mesmo no século XXI, tem a monarquia como uma forte e importante instituição dentro da sua sociedade. A Inglaterra construiu um “legado” durante séculos e é perceptível como ele perdura até hoje de maneira tão influente na política, mesmo dividindo sua influência e poder com o estado democrático.
Nessas várias séries sobre política é importante dizer como elas estão ligadas aos poderes da democracia e demais instituições. House of Cards fala muito do congresso e do poder executivo, The Crown aborda sobre o parlamento inglês e o papel do primeiro ministro como mediador entre democracia e monarquia, até mesmo em Billions, com temática mais voltada para a economia, fala sobre o papel das procuradorias dos EUA.
Viu como está tudo bem encaixado? Essas produções conseguem mostrar a importância das instituições, a sua autonomia, seu papel dentro da democracia e outros meios de governabilidade. É como se tudo fosse igual a um jogo de tabuleiro. Quando cada um entende a sua função e a importância do seu papel fica mais claro e dinâmico dentro do poder democrático. As séries e filmes que já foram ditas deixam tudo mais fácil de se entender nos dilemas do dia a dia. Em Billions e House of Cards, é escancarado como a economia e política são movidas pela ambição. Por mais que não te digam ou que você não entenda, é assim que funciona e é assim que sempre vai funcionar.
![]() |
The Office conta sobre a rotina de um escritório de forma bem descontraída. Créditos: Reprodução/ Amazon |
The Office (disponível na Amazon Prime) faz muita brincadeira com esse cenário cheio de regras, papéis e chefes para todo lado. A série, disponível na Amazon Prime, trata das relações entre chefe e empregado, empresa e cliente, empresa e concorrentes, como os chefes fazem para ganhar espaço nas corporações, etc.
Para entender a realidade, a gente pode começar com as ficções para ir se familiarizando com os conceitos básicos, as realidades passadas e ver como as coisas podem seguir no futuro.
Espero que essas dicas sejam úteis para você começar a entrar nesse mundo totalmente paralelo e que parece muito carregado no dia a dia, mas que é fácil de lidar quando se está familiarizado com os conceitos básicos. Tudo é política e tudo é economia. Elas andam lado a lado, o tempo todo. Não tem como desvencilhar isso da vida real, e por mais que o mundo do entretenimento seja para fugir desse mundo cheio de regras, ele também serve para tratar de assuntos importantes do cotidiano.
Até a próxima!

0 comentários