Resumão final de semana #01

A partir da data de hoje (25/05/2020), a Conectados News irá trazer nas segundas-feiras um resumo do que aconteceu no final de semana nas editorias de política, economia e saúde. A seleção é feita por nossa equipe e buscamos trazer as notícias mais atuais relacionadas com a pandemia do novo coronavírus. 

As reportagens completas dos resumos que selecionamos podem ser acessadas por meio do link no final de cada resumo. Os resumos abaixo são dos dias 23 e 24 de maio.

Política

Apoiadores de Bolsonaro causam novas aglomerações em último ato neste domingo (24)

Na manha de ontem (24), o presidente Jair Bolsonaro participou de mais um ato na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pró governo. Esses têm sido frequentes, causando aglomerações e contrariando as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para combater o novo coronavírus. Tanto o presidente quanto muitos de seus apoiadores não usavam máscaras, que agora são obrigatórias em Brasília. Veja mais sobre o ato deste último domingo no Estadão.

57 eleições adiadas pelo mundo

De acordo com o levantamento da ONG Idea, cerca de 57 eleições, marcadas até o final deste ano, foram adiadas devido à Covid-19. A análise foi feita entre 21 de fevereiro e 17 de maio de 2020. O Poder 360 preparou um infográfico para ilustrar os dados analisados. Ele aponta, ainda, que 17 eleições seguem sem alteração. Outros seis países, incluindo o Brasil, discutem o adiamento das eleições. Veja as informações completas no Poder 360.

Transcrição da reunião ministerial de 22 de abril

Na última sexta-feira (22), a gravação da reunião ministerial entre o presidente Jair Bolsonaro e os ministros foi liberada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, alegou que foi nessa reunião que Bolsonaro teria sinalizado intervir na Polícia Federal. O Poder 360 preparou um material em que divulga a íntegra da transcrição da reunião. Se você ainda não se inteirou do assunto, convidamos a ver a transcrição na íntegra.

Economia

Estudos apontam que teste em massa e isolamento dos dos doentes salvam vidas e a economia

A pesquisa mais recente foi divulgada pelo NBER (National Bureau of Economic Research), na qual os economistas responsáveis, amparados por outros estudos já publicados, demonstram que a combinação de teste em massa e isolar só os doentes reduz as mortes e melhora o desempenho da economia, quando comparados a governos que não fazem nada. O Brasil está longe do cenário ideal. Confira os resultados completos das pesquisas na Folha de S. Paulo.

Ex-presidente do BNDES diz que será necessário um pacote fiscal para a economia crescer pós-pandemia

Com o aumento dos gastos públicos, em decorrência da pandemia da Covid-19, o governo precisará de um pacote fiscal no cenário posterior para estimular a economia brasileira. Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES, lembra que a dívida externa brasileira é alta e que, depois do fim da pandemia, esse cenário não será diferente. O acúmulo de gastos mundiais só tem aumentado. Para o Brasil é ainda pior, somando as dívidas anteriores mais as atuais. A reportagem completa está na página do site Terra

Projeto Economia Criativa oferece consultorias durante a pandemia

Para minimizar os impactos causados pela Covid-19, a Prefeitura de Londrina em parceria com outros órgãos e o SEBRAE Londrina, está oferecendo consultorias a microempreendedores individuais, profissionais autônomos e pequenos negócios, por meio do projeto Economia Criativa. O objetivo é orientar as empresas que buscam ajuda neste momento difícil. Veja mais informações no Blog Londrina.

Saúde

América do Sul vira epicentro global da Covid-19

A situação foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última sexta-feira (22), em entrevista coletiva. De acordo com o diretor do programa de emergências da entidade, Michael Ryan, o epicentro foi causado pelo aumento acelerado do número de casos da região. O Brasil ocupa um posto de destaque negativo e, proporcionalmente, já está pior do que todos os outros vizinhos da América do Sul. Confira as informações completas no Giro Latino.

Brasil desponta como novo epicentro da Covid-19 no mundo

O Brasil demorou 68 dias para chegar a 100 mil casos confirmados da doença, em 3 de maio. Mas foram necessários apenas 11 dias para dobrar esse número, e mais sete dias para alcançar 300 mil casos. Sem um ministro da saúde e apostando em remédio contestado pela ciência, os números de contaminados e de mortes não param de crescer, o que faz com que o país apresente o quadro mais preocupante do mundo. Confira como está a situação em diferentes regiões do país no Nexo Jornal.

Estudo feito pela revista "The Lancet" aponta as ameaças do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19

Foi publicada, na última sexta-feira (22), uma pesquisa realizada com 96 mil pacientes de seis continentes diferentes hospitalizados entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril de 2020 sobre o uso da hidroxicloroquina e cloroquina no tratamento da Covid-19. Os resultados não mostram melhora no quadro e apontam para um maior risco de morte por problemas cardíacos. Confira um resumo do estudo discutido na matéria publicada pela CNN Brasil.

Até a próxima!
Equipe CN.

0 comentários